DEPRESSÃO, ESTRESSE E ANSIEDADE

Depressão, estresse e ansiedade. Doenças que estão ao nosso redor, às vezes dentro de casa, ou no escritório, na mesa ao lado. É uma pena que estes males estejam tão presentes em nossa sociedade, afetando amigos, familiares e colegas de trabalho. Eu tenho certeza de que você conhece várias pessoas que estão sofrendo de depressão, estresse ou ansiedade. Talvez, infelizmente, você até seja uma delas.

Atualmente, no Brasil, a depressão é a segunda maior causa de afastamentos do ambiente de trabalho. O excesso de responsabilidades coloca uma pressão na mente do ser humano, que começa a reverberar situações de passado que o afligem.

Milhões de pessoas são afetadas pela depressão

Podemos dizer que depressão é um excesso de passado na mente das pessoas.

Por outro lado, o estresse vem como consequência do excesso de presente, ou seja, responsabilidades e mais responsabilidades, preocupações, e os reflexos das tensões do cotidiano. Fatores que levam a um estado de estresse tão grande e que, na maioria das vezes, geram a necessidade de acompanhamento clínico e medicação controlada.

o estresse surge com o excesso de atividades e responsabilidades

Em outro ponto, temos vítimas da Ansiedade, que é um excesso de pensamentos futuros.

Preocupações com o que está para acontecer, foco excessivo no olhar do que irá surgir amanhã, semana que vem, no segundo semestre, no ano que vem. Assim, ficamos navegando em bolhas mentais que são apenas suposições de um futuro incerto do qual não temos absoluto domínio. A vida é probabilística e não temos controle de nada. Todas as vezes que tentamos controlar algo, falhamos.

O segredo, então, neste caso, em nossa orientação em processos de Mentoria Holo-Sistêmica, é desenvolver atividades e buscar manter o Foco em viver apenas o AGORA. Planejar, sim, o futuro, estabelecendo metas como objetivos a serem alcançados. Porém, o viver se resume a um dia de cada vez, onde orientamos buscar fazer apenas aquilo que é possível, apreciando as flores no caminho.

Depressão, estresse e ansiedade. Se perceber qualquer um chegando, afaste-se. Fique o mais longe possível.

 

Posted in relacionamentos, Uncategorized and tagged , , , , , , , , , , , .