ESTÁ NA HORA DE PLANEJAR SUA APOSENTADORIA

Você já começou a planejar sua aposentadoria? Já parou para refletir a sério sobre o seu futuro? Como os meios de comunicação e redes sociais mostram todos os dias, sem parar, o Brasil vive um momento em que as propostas governamentais sinalizam a falta de interesse e cuidado com a geração sênior. A reforma previdenciária coloca medo em todos os trabalhadores.

Uma boa estratégia para iniciar a planejar sua aposentadoria é contratar um plano de previdência privada ou produtos bancários. São meios que podem servir para que o cidadão se responsabilize por sua saúde financeira, com objetivo de obter um futuro com mais qualidade de vida.

Como Mentor e especialista em Educação Financeira pessoal, recomendo que você inicie, o mais breve possível, um projeto de vida que inclua a sua merecida aposentadoria. Se você não começou a poupar recursos desde seu primeiro emprego, considere-se extremamente atrasado no processo de construir sua independência financeira, mas não desista do seu sonho. Ainda dá tempo.

Conforme seu estilo ou padrão de vida atual, segue abaixo uma referência de quanto você deve começar a poupar para garantir que não passará fome nem qualquer outro tipo de necessidade na melhor idade.

Se faltam 30 anos para se aposentar, deve começar a guardar 12% da sua renda bruta;

Se faltam 20 anos para se aposentar, deve começar a guardar 20% da sua renda bruta;

Se faltam 10 anos para se aposentar, deve começar a guardar 33% de sua renda bruta.

Você até pode procurar alguma solução financeira de mercado com rentabilidade média em torno de 1% ao mês. O importante é buscar informação o mais rápido possível. a responsabilidade de um futuro seguro é sua, somente sua. Ela está em suas mãos. Mas é preciso agir.

Desejos de sucesso a você, leitor, e estou à disposição para orientações. Conte comigo para ajudar a planejar sua aposentadoria.

Posted in finanças pessoais, Uncategorized and tagged , , , , , , .