SAIBA COMO TER SUCESSO NUMA FEIRA DE NEGÓCIOS

Para ter sucesso numa feira de negócios, é preciso treinar. O maior erro que as empresas cometem é imaginar que basta colocar seus melhores vendedores dentro do espaço de eventos e pronto: a mágica estará feita, clientes cairão do céu, novos e excelentes contratos serão fechados. Nada disso, amigos. É justamente o contrário:

– A melhor empresa, com o melhor produto, pega o Pelé e o Maradona das vendas, chega na feira e… FRACASSA!

Porque eles são craques, mas subestimaram a importância do treinamento específico para a competição. Uma coisa é ser o melhor dentro da loja ou no relacionamento com aquele que já é cliente. É ser excelente vivendo uma rotina já conhecida. A outra, completamente diferente, é ter o mesmo desempenho em ambiente estranho e constituído para outras finalidades.

Ter sucesso numa feira de negócios depende de focar em alguns pontos específicos, que eu costumo explicar em minhas palestras motivacionais dentro de empresas. Algumas companhias, inclusive, me contratam para falar com os vendedores uma ou duas horas antes da feira começar, para o conhecimento ficar fresquinho e ser aplicado imediatamente. O resultado é muito positivo.

E o que acontece com as empresas que gastam uma fortuna em passagens aéreas, hospedagem, diárias, espaço no evento, decoração do estande, material promocional e não treinam seus vendedores especificamente para a feira? Nada. Elas não fazem negócios.

Estes eventos costumam ser realizados em grandes metrópoles, cheias de atrações turísticas. Para muitos participantes, é uma oportunidade única de lazer. O vendedor, antes de ser profissional, é ser humano, e quer se divertir. Ele chega com a ideia de conhecer São Paulo, de ir ao shopping, de andar pela 25 de março, de ver as novidades tecnológicas na Santa Ifigênia, de atravessar a Avenida Paulista de ponta a ponta. A feira passa a ser um obstáculo para que ele atinja seus objetivos, e ele começa a olhar o relógio com mais frequência, rezando para os ponteiros correrem.

Dá para ter sucesso numa feira de negócios assim? Claro que não.

Outro perfil muito comum é o do vendedor que fica encantado com a própria feira, com o gigantismo do evento. Ele diz que vai ao banheiro e só volta duas horas depois, porque “a fila estava grande” ou “se perdeu”. Na verdade, aproveitou a escapadinha para visitar os outros estandes, degustar as amostras grátis e fazer contatos. Enquanto isso, 200 clientes passaram pelo seu espaço e foram embora sem um atendimento qualificado. E você, empresário, que investiu um dinheirão para colocar sua marca na feira, pode começar a contabilizar os prejuízos.

Não seria melhor direcionar um pedacinho desse investimento para um treinamento que faça o vendedor entender a importância da feira e coloque alguns gatilhos motivacionais em sua mente?

Para ter sucesso numa feira de negócios, é preciso foco no atendimento. Falar olho no olho com quem entra no estande. Encantar o possível cliente e estabelecer uma relação de confiança que vai gerar frutos semanas ou meses depois. Aproveitar o momento único criado pelo evento.

Eu tenho treinado muitos vendedores de sucesso em minha jornada pela mentoria holo-sistêmica. Se há uma feira de negócios no horizonte da sua empresa, conte comigo!

 

 

 

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