O QUE É DICOTOMIA?

Você sabe o que é dicotomia? Ela surge quando operamos sob uma visão dividida. O “di” da palavra dicotomia vem de dois, ou seja, divido tudo em dois: certo ou errado; bom ou mau; capital ou interior; oriente ou ocidente; sul ou norte; nós ou eles; professor ou alunos; pró ou contra; pai x filho; marido x esposa; produção x vendas; gerente x funcionário; área meio x área fim.

Muitas dificuldades e conflitos surgem desta visão onde tudo é dividido em duas polaridades antagônicas. Por exemplo, na visão dicotômica, se estou na área de produção, vejo a área de vendas como algo separado e sem ligação comigo. Se eu sou pai, vejo o outro como filho, e nisto há uma divisão, uma separatividade. Este raciocínio é muito comum e surge quase que automaticamente em nós, e quando menos esperamos já estamos operando sob a força da dicotomia.

Um enorme esforço deve ser feito para superar a dicotomia, e este esforço deve vir da adoção de uma visão interativa, de complementaridade e de interdependência entre tudo.  Por exemplo, antes de ver o marido ou a esposa, ou pai e filho, ver um ser humano. E se vejo o Humano, nos aproximamos e superamos os papéis.

Professores e alunos dependem um do outro e portanto devem caminhar juntos interdependentes, sem superioridade ou inferioridade, mas com mútua compreensão.

Gerentes e funcionários, produção e vendas, médico e enfermeiro, e tudo o mais são aspectos interdependentes e integrados, assim superamos a força das dicotomias. Substituímos o “OU um do outro”, por “E”, ou seja um “E” o outro….

Essa visão e trabalho fazem parte dos processos de Mentoria Holistico-Sistêmica que abordamos junto com nossos clientes, utilizando a metodologia ISOR®

Posted in relacionamentos, Uncategorized and tagged , , , , , , , .