ORGANIZAR A VIDA TRAZ FELICIDADE

Organizar a vida traz felicidade. Uma rotina de serenidade, de controle sobre o todo, de paz, estabelece uma sensação de alegria permanente. Traz leveza. É isso o que você precisa? A mentoria holo-sistêmica cria os caminhos para qualquer um atingir esse objetivo. Deixa eu te contar o caso de uma cliente muito querida. Ela me autorizou a falar sobre sua história, sem, é claro, revelar seu nome.

Ela tem uma loja de roupas esportivas num imóvel alugado, no Campo Belo, e está construindo a sede própria para deixar de pagar aluguel. A obra está muito atrasada. O dinheiro acabou e as dívidas começam a ficar impagáveis. O contrato de aluguel atual vai vencer antes da mudança, fazendo com que a loja feche por um tempo ainda indeterminado. E se a loja não funciona, as vendas não acontecem, o dinheiro não entra, e nada se resolve, certo?

Em casa, o clima também não está bom. Ela e o marido não estão se falando. Ele a culpa por não estar presente, por sempre estar trabalhando, e estressada, e por não o acompanhar em viagens ao interior do estado para visitar o pai, idoso e muito adoentado. O marido vai ver o pai todos os sábados e ela não consegue ir junto há 3 meses.

A soma de tudo isso a fez ficar a ponto de explodir. E foi aí que ela me encontrou e começamos um trabalho de mentoria holo-sistêmica. Expliquei que organizar a vida traz felicidade e buscamos corrigir alguns detalhes importantes na sua forma de agir.

Aliás, está é a grande diferença entre um coach e um mentor: o coach focaria suas atenções apenas em um dos problemas. O mentor, como mostrarei a seguir, cuida do todo.

A OBRA DA LOJA

Minha cliente é administradora de empresas, com MBA em Marketing. Nunca construiu uma casinha de cachorro e estava comandando uma obra de 800 metros quadrados. O orçamento era de R$ 90 mil, já está em R$ 150 mil. A convenci a contratar um encarregado experiente para a fase final da construção. É mais dinheiro a ser gasto, porém um problema a menos para administrar.

O ALUGUEL

O contrato está vencendo e ela ainda não havia conversado com o proprietário. Chegamos à conclusão que ela deveria procurá-lo pedindo uma extensão de contrato por mais 3 meses, sem reajuste. Mas levando, para convencê-lo, uma planilha detalhada mostrando todos os custos que tem tido e os problemas enfrentados na tentativa de transferir a loja para uma sede própria. O locador, homem de negócios acostumado com as oscilações de mercado, diante de farta documentação e argumentos convincentes, concordou com a solicitação. Ela levou a mesma planilha ao banco e negociou com o gerente um empréstimo com juros menores e longo prazo de pagamento.

A EQUIPE

Minha cliente comanda duas equipes: a da loja de roupas femininas e a de pedreiros que trabalham na obra. E ninguém fazia ideia da gravidade da situação. O pessoal da construção, por exemplo, não sabia que havia um prazo limite para entrega do prédio, já que, sem ele, a loja não teria onde funcionar. As vendedoras, por sua vez, não conheciam o drama financeiro e a necessidade de aumentar muito as vendas para reforçar o caixa. Minha cliente deixou de lado o orgulho e fez duas reuniões longas, uma com cada equipe, para pedir ajuda. Para obter de cada colaborador o compromisso de realizar sua função com excelência. Desde que estes encontros aconteceram, as vendas aumentaram 47% e a obra está num ritmo acelerado que nunca havia sido visto.

O CASAMENTO

Para o marido, o que importa é o pai dele. Não é a obra, não é a loja. É o pai que está morrendo. E a esposa dele não tem a sensibilidade de acompanhá-lo neste momento de sofrimento. Isto gera uma mágoa enorme. Como estavam brigados, sem conversar, há muito tempo o marido não conhecia os detalhes dos problemas da esposa. Quando ela finalmente ergueu a bandeira branca, explicou tudo, pediu desculpas e começou a reservar o fim de semana para o casal, a situação voltou a melhorar. Ela visitou o sogro nos últimos dois sábados, todos almoçaram juntos, conversaram sobre o passado e foram, enfim, uma família.

ORGANIZAR A VIDA TRAZ FELICIDADE?

Sim. Organizar a vida traz felicidade. E não é preciso magia, ocultismo ou ação de forças sobrenaturais. Basta pedir ajuda, olhar ao redor, enxergar o que precisa ser feito. Parece muito óbvio, e é, mas a pessoa que está no meio do problema não percebe as soluções com tanta facilidade.

Eu, Dimitrios Asvestas, como mentor holo-sistêmico, consigo fazer uma pessoa descobrir o que a deixa feliz. E a estimulo a tomar as atitudes corretas para alcançar a felicidade.

Esta é a minha missão. Qual é a sua?

 

 

Posted in finanças pessoais, live, relacionamentos and tagged , , , , , , , , , , , , , , , .